quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Em ligação, atendente pediu para instalar um app no celular para verificar sua conta? Cuidado, é golpe!

Milhares de brasileiros já caíram em um novo golpe bancário. Os criminosos ligam para a vítima se passando por um funcionário do banco e informam que a conta dela foi clonada ou invadida. Para resolver o problema, eles pedem que o usuário instale um novo aplicativo no celular. Pronto, o golpe da Mão Fantasma foi dado.

A partir da instalação do app, os criminosos conseguem acesso a todos os dados que estão no celular. Remotamente, os golpistas fazem uma pesquisa no aparelho em busca de senhas armazenadas em aplicativos e sites. Também pesquisam o bloco de notas, e-mails e mensagens de WhatsApp, já que muitos usuários arquivam as senhas dessa forma. Depois de conseguir os dados, eles entram nos apps dos bancos e fazem transferências, pagamentos e até empréstimos.

Em nota, a Febraban informa que os aplicativos de banco contam com a máxima segurança em todo o desenvolvimento e que não há registro de violações de segurança em nenhum deles. Alerta também que os bancos nunca ligam pedindo que o cliente instale aplicativos ou que forneça senhas ou números de cartões. Em caso de receber esse tipo de ligação, o melhor a fazer é entrar em contato com o banco através dos canais oficiais para saber se algo realmente aconteceu alguma coisa com a conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário