quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Prazo para pedir segunda via do título de eleitor termina nesta quinta

Quem perdeu o título de eleitor tem até esta quinta-feira, 22 de setembro, para solicitar o documento para votar no primeiro turno da eleição. A segunda via deve ser solicitada no cartório eleitoral da zona onde o eleitor é cadastrado. Também podem pedir a emissão aqueles que tiveram o documento extraviado.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só poderão ser atendidos pedidos para segunda via do título de eleitores que estiverem em dia com a Justiça Eleitoral. Na prática, não devem ter débitos pendentes, por exemplo, multas por não comparecer às urnas em pleitos anteriores, ou ter faltado aos trabalhos eleitorais quando convocados para a função de mesário ou outra no pleito.

Também não pode haver qualquer débito por violação de dispositivos do Código Eleitoral, como compra ou coação de votos, uso de violência ou tentativa de impedimento sem justificativa do processo eleitoral. O eleitor que estiver com situação regular poderá imprimir o título na própria ferramenta digital do Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE pela internet no campo destinado à impressão.

Vale lembrar que para votar, o título não é o único documento de identificação. O eleitor pode se apresentar ao mesário com qualquer documento oficial com foto, como o RG (carteira de identidade), carteira de trabalho ou de motorista ou passaporte. Também pode apresentar a versão digital do título, o e-título, obtido no app para dispositivos móveis com versão Android, iOS ou na loja virtual Google Play.

Nenhum comentário:

Postar um comentário