quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Primavera começa nessa quinta-feira; estação será marcada por chuvas acima da média na maior parte do País.

A primavera de 2022 começa no hemisfério Sul, região do globo terrestre onde está localizado o Brasil, nesta quinta-feira, 22 de setembro. A estação das flores, com é conhecida, tem início precisamente às 10 e 4 da noite, pelo horário de Brasília, e termina às 6 e 48 da noite do dia 21 de dezembro, quando começará o verão.

A primavera marca a transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. Basicamente, significa o fim da estiagem e a volta das chuvas à maior parte do país. Exceção geralmente feita apenas para uma porção das regiões norte e nordeste, em que, apesar de dias mais quentes, ainda são registradas poucas chuvas.

Mas como será a primavera 2022, que, pelo terceiro ano seguido, será influenciada pelo fenômeno La Niña? De acordo com o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para os meses de outubro a dezembro é de predomínio de chuvas acima da média em grande parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Já na região Sul, a maior probabilidade é que as chuvas fiquem abaixo da média histórica para o período, justamente pela influência do La Niña.

Nenhum comentário:

Postar um comentário