segunda-feira, 13 de abril de 2020

Grau de contágio da Covid-19 é maior do que se imaginava, aponta estudo.

Uma pessoa infectada pelo novo coronavírus pode transmitir o vírus para outras seis, de acordo com estudo publicado nos Estados Unidos. A pesquisa revela que o número de casos pode dobrar em até três dias, ou seja, o grau de contágio da Covid-19 é muito maior do que se imaginava. Até agora, a estimativa era de que um infectado passaria a doença para outras três pessoas e o número de doentes dobraria em seis ou sete dias.

A descoberta sobre o maior grau de contágio foi feita depois que os pesquisadores americanos coletaram e analisaram dados de casos individuais da China. No estudo, os cientistas dos Estados Unidos projetaram abordagens matemáticas, a partir da incubação do vírus, para encontrar a dinâmica da transmissão em Wuhan, cidade onde começou o surto do novo coronavírus. Também foram cruzados dados de viagens locais e de infecções precoces relatadas em outras regiões da China.

Os números indicaram que cerca de 140 mil pessoas deixaram Wuhan antes do fechamento da cidade, em 23 de janeiro, o que pode ter contribuído para a que a Covid-19 se espalhasse. De acordo com os pesquisadores, é importante combinar diversas medidas de controle, entre elas quarentena e distanciamento social, para impedir e desacelerar a propagação do vírus. Os dados do estudo foram publicados no UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário