quarta-feira, 22 de abril de 2020

Celular tocando com número estranho? Pode ser o Ministério da Saúde em busca de informações sobre o novo coronavírus.

Atenção se você receber uma ligação no seu celular com um número que lhe pareça estranho. O Ministério da Saúde está entrando em contato com os cidadãos para acompanhar as informações sobre o coronavírus. Quando o sistema do SUS faze a ligação, aparece no visor do celular os números do TeleSUS, que são 136, 0136 ou 00136. As informações que o TeleSUS busca coletar são importantes para ajudar a controlar a pandemia do novo coronavírus no nosso país.

No entanto, é fundamental ficar alerta para não cair em golpes. Eventualmente, golpistas podem tentar se passar por funcionários do Ministério da Saúde para roubar seus dados. Por isso, é importante saber que as chamadas do Ministério da Saúde são automáticas e feitas por uma voz robótica, que começa a chamada perguntando se a pessoa que atende tem disponibilidade para responder algumas questões.

As perguntas são respondidas basicamente com “sim" ou "não", já que o questionário é sobre o estado de saúde da pessoa. Além disso, é importante saber que, nas chamadas do TeleSUS, o Ministério da Saúde não pede, em hipótese alguma, dados pessoais, como nome, número de documentos ou senhas bancárias, e nem doações ou transferências em dinheiro.

O sistema também não envia links e nem códigos de nenhuma espécie. Por isso, desconfie caso te peçam essas informações e encerre a chamada. De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, cerca de 125 milhões de brasileiros devem ser contatados por telefone para mapeamento das áreas de risco para contaminação do novo coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário