terça-feira, 7 de abril de 2020

Tecnologia de celular vai monitorar localização para garantir isolamento.

Operadoras de telefonia celular vão criar aplicativos para que órgãos públicos possam mapear a evolução da pandemia de Covid-19. A ideia é enviar dados de localização de mais de 220 milhões de linhas móveis para uma nuvem pública para monitoramento. O objetivo é evitar aglomerações, que contribuem para a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com o Ministério da Ciência, Inovação, Tecnologia e Comunicação, não serão quebrados dados do sigilo de cada celular, garantidos pelo Marco Civil da Internet e pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações serão registradas de forma anônima, apenas com o volume de aparelhos numa mesma localidade, sem identificar o usuário. Serão utilizados dados de geolocalização das cinco principais empresas de telefonia do país: Vivo, Oi, Claro, TIM e Algar, responsáveis por quase 98% das linhas móveis.

Coreia do Sul e Itália adotaram o monitoramento de geolocalização. O programa de rastreamento dos sul-coreanos permitia identificar quem manteve contato com pessoas infectadas e os lugares por onde passaram antes do diagnóstico. As autoridades afirmam que os dados serão apagados quando terminar a pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário