As vendas na Páscoa despencaram 33%, em
2020, na comparação com o ano passado. Os dados foram divulgados pela Boa Vista
e reafirmam o impacto da pandemia do coronavírus na economia do País. Para se
ter uma ideia do tamanho do tombo, na última crise mundial, na soma de 2015 e
2016, a queda foi cinco vezes menor: 6,1%.
Antes da pandemia, a previsão era que as
vendas do comércio na Páscoa iriam superar as do ano passado, quando houve crescimento
de um e meio por cento. Especialistas avaliam que além de muita gente ter
evitado sair de casa, parte da população também está preocupada com o bolso; e
a incerteza sobre o futuro faz essas pessoas cortarem gastos.
Por conta do desempenho ruim das vendas e
para permitir o acesso dos consumidores que queriam, mas não conseguiram
comprar, os produtos de Páscoa devem permanecer nos supermercados pelo menos
até o fim do mês. A medida é fruto de um acordo fechado entre a associação
brasileira do setor, a Abras, e a indústria de chocolates.
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