quinta-feira, 23 de abril de 2020

TSE suspende cancelamento de 2,5 milhões de títulos e eleitores poderão ir às urnas em outubro.

Cerca de dois milhões e meio de brasileiros que ficariam impedidos de ir às urnas nas eleições municipais desse ano vão poder votar normalmente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu suspender o cancelamento do documento desses eleitores, que estavam na lista por não terem comparecido ao processo obrigatório de revisão biométrica em seus domicílios eleitorais.

A medida atinge eleitores do Acre, do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Maranhão, de Minas Gerais, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, do Pará, de Pernambuco, de São Paulo e de Rondônia, além dos três estados da região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo o TSE, a principal justificativa para a suspensão é o período de isolamento provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Mas atenção: os documentos para voto voltarão a ser cancelados quando as eleições deste ano acabarem. Ou seja, esses cerca de dois milhões e meio de eleitores impactados vão ter que regularizar o título no futuro. O primeiro turno das Eleições Municipais 2020 está marcado para 4 de outubro. Nos municípios em que houver segundo turno, o pleito será no dia 25 do mesmo mês. Ao todo, mais de 145 milhões de eleitores deverão ir às urnas este ano para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos mais de cinco mil e 500 municípios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário