segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Quem tem Covid pode pedir auxílio-doença.

O trabalhador com caso grave de Covid-19 poderá pedir auxílio doença ao INSS. De acordo com a regra, trabalhadores formais afastados do trabalho por mais de 15 dias podem solicitar o benefício. Em geral, quem é diagnosticado com o novo coronavírus recebe um afastamento de 14 dias do trabalho.

A medida é para não infectar outras pessoas no ambiente de trabalho. Mas nos casos em que a doença evolui, e o trabalhador precisa de internação, o auxílio doença deve ser solicitado. Porém, de acordo com a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, o pedido de auxílio doença deve ter o CID, a classificação da doença, com o código B 34.2. Além disso, o pedido médico deve informar qual complicação o paciente obteve com a Covid-19, como trombose ou doença cardíaca.

Esta regra vale para trabalhadores formais, com carteira assinada. Já quem é autônomo, precisa ter contribuído por um ano para a previdência e se encaixar nos critérios de carência do INSS. O auxílio doença é pago proporcionalmente o salário do trabalhador. Os primeiros 15 dias de afastamento é pago pela empresa e o restante pela Previdência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário