terça-feira, 5 de novembro de 2019

Site para consulta de linhas pré-pagas por CPF será lançado no começo do ano que vem.

A partir do ano que vem, será possível verificar a existência de linhas móveis pré-pagas ativas cadastradas em um determinado número de CPF. A promessa é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo o órgão, o Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas está em desenvolvimento e deve começar a funcionar no dia 6 de janeiro de 2020.

O principal objetivo é garantir mais segurança aos consumidores, evitando que linhas fiquem indevidamente associadas a números de CPFs de pessoas que não são responsáveis por elas. A Anatel, inclusive, já está trabalhando para combater esse tipo de fraude. Consumidores de todo o país, titulares de linhas móveis pré-pagas ativas, estão sendo chamados a atualizar os dados junto às operadoras. Quem não se recadastra dentro do prazo tem a linha bloqueada.

Essa etapa já foi concluída nos estados de Goiás, Acre, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins, além do Distrito Federal. Nos demais estados brasileiros, o prazo para recadastramento está na reta final. Isso porque, no próximo dia 18 de novembro, a Anatel vai bloquear linhas móveis pré-pagas das pessoas que não atenderem ao chamado específico para atualização cadastral nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.

Dados da Agência indicam que, atualmente, existem 122 milhões e 300 mil linhas de celular pré-pago ativas no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário