domingo, 17 de maio de 2020

Certidão de nascimento será feita no hospital.

Com objetivo de facilitar a emissão de Certidão de Nascimento, o governo anunciou a criação de unidades interligadas em hospitais ou estabelecimentos que realizam partos. Pela internet será possível a confecção da Certidão de Nascimento e a entrega para os familiares antes da alta hospitalar.

De acordo com o Ministério da Mulher, da família e dos direitos humanos, a medida vai reduzir os números de sub-registros civis de nascimento. Em algumas regiões do país, a Certidão de Nascimento só é feita vários dias após o nascimento. De acordo com a pasta, 30 unidades interligadas serão implantadas neste ano. A prioridade de implantação será nos estados que aderirem ao compromisso nacional pela erradicação do sub-registro civil de nascimento e ampliação do acesso à documentação básica.

Hoje em dia para emitir a Certidão de Nascimento, a maternidade emite primeiro uma guia de parto que levada até um cartório onde é confeccionado o documento. No novo sistema a certidão será gerada antes da guia feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário