quinta-feira, 21 de maio de 2020

Por causa da pandemia, desenvolvimento humano pode retrair pela primeira vez em 30 anos, diz ONU.

Desigualdades expostas pela pandemia de Covid-19 no mundo todo podem provocar retrocesso no desenvolvimento humano pela primeira vez nas últimas três décadas. A avaliação da Organização das Nações Unidas (ONU) foi declarada na quarta-feira, 20, quando o organismo internacional fez um alerta global para o engajamento em ações de apoio aos menos favorecidos.

Os dados do relatório do Pnud, que mede os níveis de desenvolvimento e atua no combate à pobreza mundial, apontam para um golpe triplo, que envolve saúde, educação e renda. Além das mortes provocadas pelo novo coronavírus, os efeitos indiretos podem levar à morte mais de seis mil crianças por dia, com doenças evitáveis nos próximos seis meses.

Em âmbito global, seis entre cada 10 crianças não recebem educação pelo fechamento de escolas. Nos países de baixo desenvolvimento, sem acesso ao aprendizado digital, 86% dos menores no ensino primário estão fora da escola. Nas nações mais ricas a taxa é de 20%. Com as economias em declínio na maioria dos países, os reflexos no índice de desenvolvimento humano devem anular todo o progresso atingido desde 2014. (As informações são da Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário