sexta-feira, 29 de maio de 2020

Começa o processo de beatificação de Frei Caetano de Messina.

O processo de beatificação de Frei Caetano de Messina já teve início. No ano de 2014, o Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho despertou maior interesse pelo reconhecimento da fama de santidade de Frei Caetano pela igreja. Assim, foi redigida uma carta ao postulador geral da Ordem dos Frades Capuchinhos em Roma, bem como ao Ministro da mesma ordem.

Acredita-se que o processo deverá ser aberto pela Diocese de Montevidéu, sendo este o local do falecimento de Frei Caetano. Após esta abertura, poderá ser transferido, posteriormente, para outra diocese. O postulador geral é quem deve fazer os encaminhamentos e requerer autorização do ministro geral da Ordem, que entrará em contato com Dom Jackson, Bispo de Garanhuns.
Como Frei Caetano de Messina viveu há muito tempo, o processo deverá ser histórico. Assim, será apresentado um dossiê com o material sobre sua vida e missão: com suas biografias, uma de frei Bento de Terrinca "o Anjo do Brasil" e o livro das Irmãs Maria do Loreto (in memorian) e Mercês Tenório "Veloz como o vento e incansável como o amor"; além de artigos de jornais e revistas; músicas e hinos; e relatos de graças nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo.

Destacando ainda o reconhecimento público do povo sobre a importância de Frei Caetano, visto que existem ruas com seu nome; um hospital em Paraisópolis/São Paulo; um posto de gasolina, hotel e escola em Bom Conselho, e a Rodovia Frei Caetano de Messina - PE 218; e seu Mausoléu, no Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho – em Bom Conselho. No município de Bom Conselho, antiga Papacaça, Frei Caetano fundou o Colégio/orfanato/convento e a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho no ano de 1853, instaurou uma campanha de desarmamento, perfurou um açude, construiu o cemitério e ergueu um cruzeiro.
Todo o processo, no entanto, demanda significativo investimento financeiro, visto que são necessárias pesquisas para a aprovação do pedido. Assim, esperando contar com as ajudas solidárias, foi aberta uma conta para que as pessoas possam fazer suas doações. Os interessados podem contribuir através da Conta Poupança 106144-2; Ag.: 0045; Op.: 13; Caixa Econômica Federal.

Frei Caetano de Messina chegou ao Brasil em 11 de setembro de 1841, desembarcando no porto da cidade de Recife. Do longo e incansável trabalho realizado pelo religioso, pode-se destacar sua passagem, bem como suas obras, em diversas cidades, vilas e povoados em Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Porém, vale destacar a escolha preferencial dele pelo interior pernambucano, onde buscou atuar atendendo não apenas as necessidades espirituais da população, mas também atentando-se às suas carências materiais e estruturais, agindo de maneira decisiva na busca da superação das problemáticas encontradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário