segunda-feira, 25 de maio de 2020

Aliança pelo Brasil tem menos de 3% das assinaturas necessárias para a criação; partido foi lançado por Bolsonaro há 6 meses.

A legenda política que o presidente Jair Bolsonaro pretende criar ainda não tem nem 3% de assinaturas válidas. Em novembro do ano passado, Bolsonaro deixou o PSL, sigla pela qual se elegeu presidente, e lançou o partido Aliança pelo Brasil.

A criação da legenda, no entanto, depende da coleta de 500 mil assinaturas em pelo menos nove estados brasileiros. Cada assinatura precisa ser validadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seis meses se passaram e, até o momento, o Aliança pelo Brasil só conseguiu validar 12 mil assinaturas, o que representa 2,4% do total necessárias para ser criado.

Quando lançou o partido, no ano passado, Bolsonaro queria que ele já participasse das eleições municipais deste ano. No entanto, isso não foi possível. Para estar entre as legendas que participarão do pleito de 2020, o Aliança pelo Brasil tinha que ter tido registro aprovado no TSE até o início de abril, o que não aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário