domingo, 24 de maio de 2020

Isolamento pode deixar 80 milhões de crianças sem vacinas e causar a volta de doenças como a pólio.

Cerca de 80 milhões de crianças podem deixar de receber vacinas por causa da pandemia de Covid-19. No mundo todo, as recomendações de isolamento social têm interrompido os serviços de imunização de doenças como sarampo, difteria e poliomielite. O alerta foi dado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef.

As duas entidades afirmam que as vacinações de rotina foram prejudicadas em pelo menos 68 países. A paralisação das campanhas pode interromper décadas de progresso e fazer com que algumas dessas nações voltem aos níveis de imunização dos anos 70.

Além do receio dos pais de sair de casa com as crianças, foram relatados atrasos no transporte de vacinas. A OMS e o Unicef chamam a atenção para a importância de retomar as campanhas de vacinação, antes do surgimento de algumas doenças. As duas entidades marcaram uma reunião para quatro de junho, com a participação de diversas instituições, para discutir medidas que garantam a manutenção dos programas de imunização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário