quinta-feira, 28 de maio de 2020

De cada 10 brasileiros, seis são a favor do lockdown, para conter o coronavírus.

A maior parte dos brasileiros, seis de cada 10, é a favor do lockdown, ou seja, do fechamento total das cidades, para combater o coronavírus. A pesquisa foi feita pelo instituto Datafolha, que ouviu mais de duas mil pessoas, por telefone. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. 36%, apenas, são contra o lockdown, enquanto o restante dos brasileiros não sabe ou diz que tanto faz.

Chama a atenção, ainda, o fato de que as pessoas mais ricas são aquelas que menos defendem a medida. Entre quem ganha até dois salários mínimos, só 31% são contra o lockdown. O índice sobe para 41% entre quem ganha de dois a cinco salários; 47 entre quem ganha de cinco a 10; e 50% entre quem recebe acima de 10 salários mínimos. Por outro lado, quanto mais pobre a população, mais gente é a favor do lockdown.

Apesar de a maioria dos brasileiros defender o fechamento das cidades, na prática, o apoio ao isolamento social caiu, na comparação com uma outra pesquisa, feita no começo do mês passado, apesar de algumas oscilações no período. 54% das pessoas só saíam de casa quando não dava pra evitar. Agora, são 50%. 18% estavam isolados e não saiam de jeito nenhum. Agora, são 13%. Por outro lado, 24% tomavam os cuidados necessários, mas ainda assim saíam pra trabalhar ou pra outras atividades. Agora, já são 35%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário