terça-feira, 26 de maio de 2020

Isolamento diminui a poluição no mundo.

A poluição atmosférica mundial reduziu nos últimos meses e o índice dos gases causadores das mudanças climáticas chegou ao nível mais baixo desde 2006. Isso por conta das medidas de isolamento social adotadas no mundo todo por causa da pandemia de coronavírus. É o que mostrou um estudo da revista internacional de mudanças climáticas Nature.

Ao todo, 69 países foram analisados. Eles são responsáveis por 97% das emissões globais. No mês de abril, a poluição mundial diminuiu 17%. Isso significa que naquele mês, o mundo inteiro estava emitindo 17 milhões de toneladas de gás carbônico a menos por dia. E o país que mais reduziu as emissões foi a China. No mundo todo, os automóveis foram responsáveis por mais de 40% dessa diminuição e a indústria e o setor de energia corresponderam a 43% menos de emissões de gases poluentes.

No Brasil, a maior redução de emissões se deu nos transportes terrestres. Mas no Brasil, na contramão da tendência mundial, apesar da queda nas taxas de emissões de gases poluentes através da indústria e transporte, existe um aumento no desmatamento, que é a principal causa das emissões de gases poluentes no país. Em comparação com abril do ano passado, o país registrou uma alta de 171% na perda de floresta. Os dados são do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário