quinta-feira, 28 de maio de 2020

Menos de 1% da população brasileira fez o teste do coronavírus.

Apenas 0,41% dos cerca de 210 milhões de pessoas que formam a população brasileira fizeram o teste para Covid-19. A estatística se baseia em dados do Ministério da Saúde sobre quantidade de exames realizados no sistema público de saúde e nos cinco maiores laboratórios privados de análises clínicas do País. Ela leva em conta a realização de testes PCR, que identificam a presença do vírus no corpo.

De acordo com o Valor Econômico, o secretário substituto de Vigilância em Saúde do Ministério, Eduardo Macário, informou que a média semanal de testes aumentou de forma significativa, mas admitiu que a quantidade ainda não é ideal. Em março, quando aconteceram os primeiros registros de transmissão comunitária, a média era de oito mil por semana.

Este mês, o volume subiu para 46 mil testes semanais, sendo que o número total de exames realizados no Brasil se aproxima de 872 mil. Destes, cerca de 27% deram positivo para Covid-19, o que equivale a quase 236 mil testes. No entanto, o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil é bem maior e já estava em torno de 394 mil e 500, na manhã de 27 de maio. Uma explicação é que alguns pacientes são testados em laboratórios menores, que depois relatam as notificações ao Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário