quarta-feira, 20 de maio de 2020

Menos de três meses depois de assumir o cargo, Regina Duarte deixa a Secretaria da Cultura.

A atriz Regina Duarte não é mais a secretária especial da Cultura. Ela ficou menos de três meses no cargo e, agora, assumirá a Cinemateca Nacional, que fica em São Paulo e é vinculada à pasta. O órgão é responsável pela preservação das obras audiovisuais do País. Em uma publicação nas redes sociais, Regina Duarte e o presidente Jair Bolsonaro explicaram que a atriz queria ficar mais perto da família. A curta passagem de Regina Duarte pela Secretaria Especial da Cultura foi polêmica.

Em abril, Bolsonaro reclamou que ela estava distante de Brasília e tinha dificuldades para lidar com questões “de ideologia de gênero”. Depois, no começo de maio, Regina Duarte foi duramente criticada por representantes da classe artística e por milhões de brasileiros, nas redes sociais, após uma entrevista ao canal CNN. Na qual, entre outras coisas, ela tratou como normais as mortes ocorridas durante a ditadura.

Na época, Miguel Falabella, Anitta, Bruno Gagliasso, Beth Goulart, Walcyr Carrasco e Vera Fischer, entre outros, disseram, por exemplo, que Regina Duarte enlouqueceu e que ela deveria focar em apoiar o setor da cultura, tão afetado pela pandemia. Quando assumiu a Secretaria da Cultura, Regina Duarte entrou no lugar de Roberto Alvim, que saiu após um discurso no qual ele aparentemente imitava um outro, feito no passado, pelo ministro da propaganda do regime nazista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário