quarta-feira, 31 de março de 2021

Banco Central autoriza transferências de dinheiro pelo WhatsApp.

Uma novidade promete facilitar a movimentação de dinheiro entre os brasileiros. O Banco Central autorizou a realização de transferências bancárias pelo WhatsApp. Tecnicamente falando, a empresa Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada pela autoridade monetária do nosso país a atuar como um ‘iniciador de pagamentos’.

E o Banco Central concedeu às empresas Visa e Mastercard autorizações para ‘arranjos de pagamento’, o que significa que a credencial usada para realizar as transações será o número do cartão de débito ou pré-pago de bandeiras das duas empresas. De uma maneira simples: vai dar para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp, sem precisar abrir aplicativo do banco.

Por meio do mensageiro, o consumidor dará a ordem pra que a instituição financeira em que é correntista realize a transferência, com débito em sua conta, eliminando intermediários, como, por exemplo, o cartão de crédito, e, assim, barateando os custos operacionais. 

Em nota à imprensa, o Banco Central reforçou justamente isso: que a novidade pode levar à redução nos custos de transações financeiras. Também em nota, o WhatsApp disse que está fazendo os ajustes finais e espera disponibilizar a função ‘assim que possível’.

Nas palavras da companhia, ‘pagamentos digitais seguros e convenientes oferecem uma solução vital para transferir dinheiro rapidamente para pessoas que necessitam e auxiliar empresas em sua recuperação econômica.’ O WhatsApp se comprometeu a compartilhar mais informações assim que a função de pagamentos estiver disponível no aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário