segunda-feira, 22 de março de 2021

Medicamentos sobem 1000% na pandemia.

A alta no preço de medicamentos utilizados no tratamento da Covid-19 no país é alarmante. Dados do Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais, apontam que o valor destes produtos chegou a subir mil por cento.

É o caso do Rocurônio, um medicamento que facilita a intubação de pacientes graves na UTI. Antes da pandemia, o medicamento custava 16 reais e agora passou a custar 160 reais. Mas de acordo com as associações do setor, esta alta é para contratos já firmados. Se for comprar o medicamento pela primeira vez, a alta no preço pode chegar a três mil por cento. Um relaxante muscular conhecido no mercado, o Midazolan, custava pouco mais de dois reais em fevereiro do ano passado. Em fevereiro deste ano, a dose do medicamento passou a custar 17 reais e 45 centavos.

A alta média no preço de relaxantes musculares neste período foi de 38%, já a alta no preço dos anestésicos foi de quase 49%. Além destes medicamentos, outros insumos hospitalares como máscaras e luvas também subiram de preço durante a pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário