terça-feira, 23 de março de 2021

Diagnóstico de câncer de mama dispara em 2020, mas câncer de pulmão ainda é o que mais mata.

O diagnóstico de câncer de mama disparou em 2020. Segundo dados divulgados pela Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 2 milhões e 200 mil casos de tumores malignos de mama foram diagnosticados no ano passado.

O número significa que, de cada 100 casos de câncer diagnosticados entre janeiro e dezembro de 2020, praticamente 12 foram de mama. 11,7%, pra ser exato. Com esse total, os casos de câncer de mama superam, em número, o total de diagnósticos de câncer de pulmão, que era o mais diagnosticado até então.

A diferença é pequena. Os casos de câncer de pulmão representam 11,4% do total. E, apesar de ser agora o segundo em quantidade de casos, o tumor maligno que afeta os pulmões continua sendo o mais letal, ou seja, é o tipo que causa mais mortes em todo o planeta.

Em 2020, a doença matou quase um milhão e 800 mil pessoas em todo o mundo, o que significa que causou 18 em cada 100 mortes provocadas por câncer. Já o de mama, que foi o mais diagnosticado em 2020, aparece em quinto na lista dos que mais matam, atrás, além do de pulmão, dos tumores colorretais, de fígado e de estômago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário