quinta-feira, 18 de março de 2021

Carnaval de Zé Puluca agora é Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

O Carnaval de Zé Puluca tornou-se o primeiro evento festivo da cidade de Bom Conselho a ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco. A resolução Nº 1.675/2020 que institui o festejo bomconselhense a este patamar foi aprovado pela Assembléia Legislativa de Pernambuco.

De autoria do deputado Claudiano Martins Filho, a propositura foi apresentada no dia 13 de maio de 2019, e teve que percorrer um extenso caminho até a sua aprovação em 23 de maio de 2020. E devido a um erro de comunicação, só na quarta-feira passada, 18 de março deste ano, é que o presidente do Carnaval de Zé Puluca, Carlos Alberto, tomou conhecimento da memorável conquista.

Agora, o Carnaval de Zé Puluca se une as grandes festividades e agremiações de Pernambuco, a exemplo do Galo da Madrugada. O título de grande relevância no Estado, o primeiro de Bom Conselho, faz com que o município passe a ter sua importância cultural carnavalesca reconhecida oficialmente.

O festejo, que rende homenagem ao saudoso professor e maestro José Duarte Tenório (Zé Puluca), foi idealizado e criado por Carlos Alberto em 2013 e um ano depois saiu as ruas de Bom Conselho pela primeira vez. A festa já está incluída no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas de Pernambuco.

Como o mais novo Patrimônio Cultural Imaterial do povo pernambucano, o Carnaval de Zé Puluca já é Patrimônio Cultural do município de Bom Conselho, e tem seu nome incluído no rol de um dos Pontos de Cultura, reconhecido pelo Ministério da Cultura do Brasil. No ano passado, o festejo também foi agraciado com a comenda Dantas Barreto, a mais alta honraria concedida pela Câmara de Vereadores do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário