domingo, 7 de março de 2021

Live “Conversando sobre Frei Caetano” será realizada nesta semana.

Na próxima terça-feira, 09 de março, será realizada a live “Conversando sobre Frei Caetano em tempos de pandemia”. A transmissão online terá início às 20 horas e contará com a participação da Irmã Antônia, Irmã Mercês e Frei José Gomes. Os internautas poderão acompanhar a live pelo Youtube no canal oficial Frei Caetano de Messina.

Frei Caetano de Messina nasceu em 15 de agosto de 1807, na Itália. Ele foi um religioso da ordem dos Frades Menores Capuchinhos que realizou várias missões pelo Brasil no século XIX. Chegou ao Brasil em 1840 e realizou sobretudo campanhas na região Nordeste, tendo também missionado no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Suas atuações eram múltiplas, e iam de restauração ou construção de Igrejas e cemitérios, à perfuração de poços e irrigação de água, bem como edificação de colégios e hospitais. Na cidade de Bom Conselho, fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho em 1853, presente ainda hoje em vários estados, dedicadas, especialmente à educação de crianças e jovens.

Frei Caetano veio a falecer em Montevidéu, no Uruguai, aos 71 anos. Em 27 de agosto de 1881, três anos após sua morte, seus restos foram transladados para a Igreja de São Sebastião, no Rio de Janeiro, onde jaziam numa cripta. Em janeiro de 1996, foram traslados para a Capela do Colégio da Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Bom Conselho.

Um comentário:

  1. Lembrando a poesia de Expedito Guedes. Recanto das Letras 2002. Frei Caetano de Messina. -

    ResponderExcluir