sábado, 27 de março de 2021

Mensagem que orienta inalação de água sanitária contra a Covid é falsa; prática coloca a saúde em risco.

Circula na internet a informação de que inalar água sanitária com bicarbonato de sódio é bom para prevenir o novo coronavírus. O vídeo que circula nas redes sociais afirma, ainda que, a Fiocruz indica o procedimento. Mas, CIUDADO! A orientação é falsa e coloca a sua saúde em risco.

A Fundação Oswaldo Cruz não indica a inalação de nenhum tipo de produto para prevenção ou tratamento de coronavírus. O Conselho Federal de Química se manifestou sobre a falsa orientação. Em nota, o órgão manifesta profunda preocupação com a propagação dessa falsa informação. Alerta que a solução proposta no vídeo em questão pode trazer consequências sérias à saúde.

A água sanitária, por exemplo, é uma substância corrosiva regulada pela Anvisa para aplicação exclusiva em superfícies inanimadas e, ainda assim, em solução diluída. O recomendado, inclusive, é manuseá-la com uso de luvas, máscara e óculos para proteger pele, olhos e mucosas, portanto, em nenhuma hipótese recomenda-se a inalação, ingestão ou exposição à pele deste tipo de substância em animais ou humanos.

A pandemia avança, o medo cresce, mas é importante ressaltar que não existem curas milagrosas para a infecção causada pelo novo coronavírus. As medidas mais eficazes de proteção contra o coronavírus continuam sendo aquelas respaldadas pela Ciência: distanciamento social, higiene frequente das mais com água e sabão ou álcool em gel, uso de máscara facial e vacinação em massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário