sábado, 30 de março de 2019

EAP NEWS: CONFIRA O RESUMO DO NOVO DECRETO FEDERAL SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS! ACOMPANHE TAMBÉM O PRIMEIRO VÍDEO DA NOVA SÉRIE DO EAP CURSOS!

Olá galera concurseira e EAPianos de plantão! Na última sexta-feira foi editado o Decreto 9739/2019, que estabelece normas para regulamentar regras dos concursos públicos no âmbito do Poder Executivo federal. Primeiramente, gostaria de destacar que sempre defendemos uma norma que "legalizasse" e "regulamentasse" os concursos de maneira mais ampla. Isso para deixar o processo de seleção mais profissional e lícito, evitando, assim, diversos absurdos existentes em provas em todo o país.

Já adiantamos que o referido Decreto não trouxe todas as exigências que consideramos pertinentes, como por exemplo: critérios mais rígidos para permissão de Bancas Examinadoras organizarem os certames e também nos tipos de provas e escolha das disciplinas condizentes com os cargos. Porém, algumas mudanças alteraram pontos do Decreto de 2009, e outras apenas repetiram, com aspectos positivos e negativos - na ótica dos concurseiros - a serem destacados. Então vamos à síntese dos principais pontos:
*Âmbito de aplicação: O Decreto 9739/2019 se aplica somente ao Poder Executivo federal, mais especificamente à administração pública direta, autárquica e fundacional. Isto é, atinge concursos como INSS, IBGE, Receita Federal, Polícia Federal, Institutos Federais de Educação, etc.
*Não se aplica: Aos Estados e Municípios, tampouco aos Poderes Judiciário e Legislativo. Não se aplica também às empresas públicas federais e sociedades de economia mista, como é o caso da Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, por exemplo.
*Autorização de Concursos Públicos: A autorização de concursos federais no âmbito acima descrito caberá ao Ministério da Economia, em regra. Os pedidos de autorização devem ser protocolados pelos órgãos públicos no Ministério da Economia até o dia 31 de maio, a fim de que sejam compatibilizados com a Lei Orçamentária Anual do exercício seguinte. Ou seja, os pedidos de concursos devem ser protocolados até o mês de maio do ano corrente para que sejam liberados para o ano seguinte. Os pedidos de autorização feitos ao Ministério da Economia deverão conter uma série de informações, tais como situação do quadro de funcionários nos últimos 5 anos e aplicação de recursos tecnológicos.
*Quadro de Pessoal: O órgão público que solicitar ao Ministério da Economia a abertura de concurso público deverá informar a evolução do seu quadro de pessoal nos últimos 5 (cinco) anos, segundo já citamos acima. Assim, deverá indicar as movimentações, ingressos, desligamentos e aposentadorias ocorridas nesse período. Em outras palavras, o órgão público demonstrar ao Ministério da Economia a necessidade de reposição de pessoal, indicando o número de vacâncias ocorridas nos últimos 5 (cinco) anos. Além disso, deverá também informar o número de aposentadorias previstas para os próximos 5 (cinco) anos. Assim, torna-se possível planejar um fluxo de contratações.
*Plano Anual de Contratações: Os órgãos públicos deverão, ao efetuar pedido de autorização ao Ministério da Economia, indicar o plano anual de contratações a ser efetuado. Espera-se que, desse modo, a Administração Pública organize um fluxo de contratações que reponha as vacâncias ocorridas ao longo do tempo, evitando a precarização dos serviços públicos.
*Aplicação de soluções de informatização e digitalização: Os serviços públicos precisam ganhar mais eficiência. Assim, a mera existência de cargos públicos vagos não é razão para a abertura de concurso público. Os órgãos públicos deverão indicar o nível de adoção dos componentes da Plataforma de Cidadania Digital e o percentual de serviços públicos digitais ofertados.Como podemos relatar o que acontece no INSS atualmente. Pois, mesmo com a necessidade de mais de 10 mil servidores, principalmente devido a aposentadorias constantes a partir deste ano. Primeiramente, está sendo aplicado um sistema digital chamado: Meu INSS e plataformas de apoio como o INSS Digital. Assim, esta informatização atenua a carência de servidores e permite a análise de quantas vagas ainda são necessárias para o futuro concurso.
*Demonstração de que os serviços não podem ser prestados por meio da execução indireta: O Decreto estabelece normas de terceirização na Administração Pública. Ao solicitar autorização de concurso público, o órgão deverá demonstrar que os serviços a serem realizados pelos servidores públicos a serem contratados não poderão ser terceirizados.
E quais são as atividades que jamais poderão ser terceirizadas? Os serviços públicos típicos não poderão ser objeto de terceirização. Por exemplo, serviços públicos que estejam relacionados ao poder de polícia e aplicação de sanções não podem ser terceirizados. Também não podem ser terceirizados serviços considerados estratégicos ou que envolvem a tomada a decisão nas áreas de planejamento, coordenação, supervisão e controle. Hoje, já temos inúmeros serviços terceirizados na Administração Pública. É o caso de empresas de telemarketing que trabalham para órgãos públicos ou, ainda, de contratados que atuam como segurança, bombeiros, faxineiros e até serviços de tecnologia da informação. O Decreto 9739/2019 em nada alterou esse regime de terceirização. O que o novo decreto estabeleceu foi apenas a necessidade de que o órgão que solicita a autorização de concurso demonstre ao Ministério da Economia que as atividades para as quais irá contratar não podem ser terceirizadas.
*Período mínimo entre o edital e a prova: O novo decreto estabelece que entre o edital e a prova deverá existir um período mínimo de 4 meses. Na regulamentação antiga, o período mínimo era de 60 dias. Inegavelmente, foi uma medida muito boa para os concurseiros, que terão mais tempo para se preparar após a publicação de um edital.
*Competência para Autorização de concurso público: O Ministério da Economia tem competência para autorizar a realização de concursos públicos, sendo permitida a subdelegação para o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. Há carreiras, entretanto, que não precisam da autorização do Ministério da Economia para realizar concurso. São elas:
a) carreiras de Advogado da União, de Procurador da Fazenda Nacional e de Procurador Federal: A autorização caberá ao Advogado-Geral da União.
b) carreira de Diplomata: A autorização caberá ao Ministro das Relações Exteriores.
c) carreira de Policial Federal: A autorização caberá ao Diretor-Geral da Polícia Federal.
Com o novo decreto, a Polícia Federal poderá realizar concursos ainda que o número de vacâncias seja menor do que 5% do total de cargos da carreira, a critério do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
*Regras sobre Cadastro de Reserva: O Decreto 9739/2019 reforçou a ideia de que o cadastro de reserva deve ser adotado excepcionalmente. Com a nova regulamentação, o órgão público deverá demonstrar a impossibilidade de se determinar, no prazo de validade do concurso público, o quantitativo de vagas necessário para pronto provimento. Só assim é que o Ministério da Economia irá autorizar a abertura de concurso público com cadastro de reserva.
*Nomeações além das vagas: Pelo decreto antigo, poderiam ser convocados candidatos aprovados em número superior a 50% do total de vagas. Com o novo decreto, o número de convocações será de até 25% acima do total de vagas, mediante autorização do Ministério da Economia. Para que ocorra essa nomeação acima do número de vagas, o órgão público deverá providenciar solicitação junto ao Ministério da Economia, instruindo seu pedido com a justificativa e a comprovação da efetiva necessidade do provimento adicional.
*Curso de Formação: O curso de formação, quando existir, deverá ter caráter eliminatório e classificatório, ressalvada disposição diferente em lei específica. Pela nova regulamentação, o número de convocados para o curso de formação não poderá ser superior ao número de vagas originalmente previstas no edital. Evitam-se, assim, situações em que pessoas realizam o curso de formação e depois não são nomeadas.
Bom pessoal, essas são as principais informações que achamos relevantes destacar. Em suma, o maior prazo entre a publicação do edital e a aplicação da prova (no mínimo quatro meses), é um aspecto positivo e um negativo é a nomeação de até 25% a mais do total de vagas, exceto autorização especial. Perceba que a rotina e a necessidade de concursos público continuará, mas com a inserção de tecnologias que permitam maior eficiência e da demonstração da real necessidade das vagas solicitadas.
Com o EAP Cursos você acompanha tudo sobre concursos e estudos, E mais um importante meio de propagação de conhecimento e informação foi lançado: A série EAP em 1 Minuto. Veja abaixo o primeiro vídeo e como acompanhar semanalmente:
EAP EM 1 MINUTO: Confira no vídeo acima se realmente existe "Sofrência", ou melhor, se existe tal palavra na Língua Portuguesa, rs. Qualquer semelhança é mera coincidência! EAP CURSOS: "Com você até a aprovação". Acompanhe mais vídeos nas nossas redes e contatos abaixo! CONTATO COM A EQUIPE EAP CURSOS:
Celular / Whatsapp: (82) 8183-3132 e (87) 81759461
Email: equipeeapcursos@gmail.com
Site: www.estudaratepassar.com
Facebook: EAP CURSOS - Estudar Até Passar
YouTube: EAP VÍDEOS
Instagram: eapcursos

Venha para o EAP Cursos se preparar antecipadamente para todos os concursos previstos. Além disso, você ficará mais próximo da tão sonha vaga e ainda de modo acessível. Nossas turmas preparatórias estão um sucesso, tanto é que a turma 1 está quase lotada, com apenas poucas vagas disponíveis. Já na turma 2 ainda temos algumas vagas.
E para te ajudar na preparação de todos os concursos de 2019, temos o Livro Aula EAP que atingiu a marca de mais de 500 unidades vendidas, sendo um material único em toda a região. Devido a grande procura, agora enviamos o Livro para todo o Brasil com o frete no valor fixo de R$15,00 para qualquer lugar... um preço inigualável! Já iremos para a terceira remessa e você pode encomendar o seu!
Diante disso, intensificamos também o crescimentos nas redes sociais e meios de divulgação: São 4 grupos no whatsapp - com informações, dicas e questões - abrangendo mais de 400 pessoas. Nossa página no Facebook tem mais de 17 mil seguidores, sem falar nos mais de 10 grupos desta rede social que atingem milhares de pessoas e com foco nos principais concursos. Ainda temos divulgação diária na rádio comércio local e em um blog de grande acesso.

É importante também destacarmos que nosso site tem mais de 600 mil visualizações, temos email para informações e envio de materiais e agora máquina de cartão de crédito - tudo isso para proporcionar maior interatividade e acesso aos nossos serviços. Sigam-nos no Instagram que todo dia temos publicações com notícias e dicas de estudos @eapcursos.
Estude com o Novíssimo Livro Aula EAP 2019. Além dos valores acessíveis, contamos com uma equipe de professores super aprovados, servidores públicos federais e com mais de 12 anos de experiência em concursos. Ainda proporcionamos pagamento em até 12x no cartão! As turmas abrangerão a preparação para os concursos das Prefeituras de Bom Conselho, Jupi, Águas Belas, Lajedo, Palmeira dos Índios, Área policial, INSS e demais concursos da região!

Venha fazer parte desse time campeão com aulas nas terças e quintas e também aos sábados a partir das 18h. LOCAL DE MATRÍCULAS E COMPRA DE APOSTILAS: No local e horário das aulas. Falar com um dos Coordenadores (Wesley ou Rivaldo) OU Na Lan House Ferreira (Zé Cícero), na Rua José do Amaral - Centro - Bom Conselho PE (próximo à pracinha e à Trav. XV de Novembro) OU EM CONTATO COM A EQUIPE EAP CURSOS:
Celular / Whatsapp: (82) 8183-3132 e (87) 81759461
Email: equipeeapcursos@gmail.com
Site: www.estudaratepassar.com
Instagram: @eapcursos
*Youtube: EAP Vídeos

VOCÊ AINDA VAI FICAR AÍ PARADO E PERDER A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR COM QUALIDADE?
“EAP CURSOS: Com você até a aprovação”

Nenhum comentário:

Postar um comentário