terça-feira, 19 de março de 2019

De cada 10 brasileiros, seis não se preparam pra aposentadoria.

De cada 10 brasileiros, apenas quatro se preparam pra aposentadoria. É o que mostra pesquisa feita pelo SPC Brasil, a CNDL, entidade que reúne os lojistas, e o Banco Central. Entre aqueles que não têm nenhum planejamento para o futuro, a explicação mais comum é que não sobra dinheiro.

A segunda justificativa mais citada foi o desemprego. E tem ainda uma parcela considerável da população que diz que até sobra dinheiro, mas que é tão pouco que não vale a pena fazer um planejamento. Os responsáveis pela pesquisa enxergam o cenário como preocupante. E lembram que se hoje os idosos respondem por 9% da população brasileira, em 40 anos eles serão 25%, o que reforça a necessidade de pensar na aposentadoria ainda na juventude.

A falta de planejamento, independentemente do motivo, é tão grande que 40% da população não têm dinheiro pra usar num imprevisto. Por fim, entre aqueles que pensam no futuro, o investimento mais comum fica por conta das aplicações financeiras. Citada por quatro, de cada 10 participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário