sexta-feira, 15 de março de 2019

Catar pagou R$ 3,8 bi à Fifa para ser a sede da Copa de 2022.

O governo do Catar teria pagado 880 milhões de euros (cerca de 3,8 bilhões de reais) à Fifa para comprar votos em favor de sua candidatura para a Copa do Mundo de 2022, informou o jornal britânico The Sunday Times no domingo, 10. Ainda de acordo com o periódico britânico, a oferta teria sido feita 21 dias antes de que a entidade máxima do futebol mundial definisse o país sede do torneio que será disputado daqui a três anos.

Os documentos aos quais a publicação inglesa teve acesso mostram que a rede de televisão Al Jazeera, controlada pelo governo, teria assinado contrato para repassar o dinheiro à Fifa pouco antes da divulgação dos eleitos. O pagamento teria ocorrido em três parcelas: duas de 400 milhões de euros e uma de 480 milhões. O documento incluiria ainda uma cláusula de bonificação à entidade caso o Catar fosse escolhido, no montante de 100 milhões de euros (aproximadamente 434 milhões de reais pela cotação atual).

A escolha dos países que foram eleitos sedes das Copas de 2018 e 2022 aconteceu em novembro de 2010, quando Joseph Blatter era presidente da Fifa. Atualmente, o suíço está banido das atividades da entidade, cumprindo suspensão de seis anos que dura até 2022, após ter sido condenado pelo Comitê de Ética do órgão máximo do futebol em um escândalo de corrupção que envolveu o francês Michel Platini, ex-presidente da Uefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário