sábado, 16 de março de 2019

Whatsapp lança ferramenta para checar imagens falsas no app.

Ao se tornar um meio de comunicação em massa, o Whatsapp também teve que lidar com uma série de problemas de seu uso extensivo. O maior deles é o combate as fakes news, que encontraram nos aplicativos terreno fértil para sua propagação sem deixar rastros, uma vez que as mensagens do app são criptografadas, e seus registros existem apenas nos celulares que as recebem.

Para tentar ao menos diminuir a incidência de informações falsa circulando em seu ambiente, o Whatsapp está testando nova função que permite a um usuário pesquisas no Google fotos recebidas via chat. Funcionando como uma pesquisa as avessas, ele joga no banco de dados do buscador a imagem, que responde com outras similares e em caso de fotos retocadas ou modificadas, o resultado é a imagem real. A função está sendo testada em versões beta do app para Android.

Apesar da medida, a verificação fica por conta do usuário o que não garante que todas as imagens falsas sejam descreditadas, além da análise ficar também por conta daquele que pesquisa – nada garante que os resultados mudarão a cabeça de um cético. Outro problema é que notícias falsas vêm com imagens reais, mas textos falsos, e nesses casos o Google não consegue checar a autenticidade dos dois elementos.

A força do Whatsapp para lidar com a disseminação de fake news é limitada devido à arquitetura de seu sistema, porém colocar ferramentas como esta na mão dos usuários é uma mostra de que o app está se movimentando para ao menos diminuir a incidência deste conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário