sexta-feira, 1 de março de 2019

Atenção durante a folia de Carnaval: não caia no golpe da troca de cartão do banco.

Atenção durante a folia de Carnaval! Fique atento ao golpe da troca de cartão do banco. O alerta é da Febraban, a Federação Brasileira dos Bancos. O golpe não é desconhecido, mas o número de ocorrências costuma aumentar nessa época, pois os criminosos se aproveitam da distração das pessoas, principalmente nos eventos ao ar livre.

E sabe como tudo funciona? O golpista, que pode ser um vendedor ambulante mal intencionado, entrega a maquininha para você digitar a senha do cartão. Sem perceber, você digita a senha no momento em que a maquininha aguarda informação sobre o valor da compra e isso permite que o criminoso veja os números digitados. Ele forja um erro e repete a operação. Mas, aproveitando da falta da sua falta de atenção, devolve um cartão similar, muitas vezes do mesmo banco e provavelmente de outra pessoa que, em algum momento, também caiu no golpe.

Aí, você, que está curtindo o Carnaval, só vai perceber a troca quando for usar novamente o cartão, algum tempo depois. É bem provável que já tenha usado o seu dinheiro de plástico. Para evitar prejuízo, redobre a atenção nesses dias de folia. Fique sempre atento ao seu cartão. Confira, no ato da devolução, se é realmente o seu. Cheque o valor na hora de digitar a senha. Se começar a digitar e notar que números da sua senha estão aparecendo na tela, pare imediatamente.

Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos! Se os números estão aparecendo é porque tem boi na linha. A orientação da Febraban é que você peça e confira sempre o recibo da operação e, se algo estiver errado, pode e deve pedir para cancelar imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário