sexta-feira, 8 de março de 2019

Brasil é o quarto país que mais produz lixo no mundo.

O Brasil está entre os países que mais produzem lixo no mundo. De acordo com estudo do WWF, o Fundo Mundial para a Natureza, o nosso país só perde para Estados Unidos, China e Índia, que aparecem nesta ordem na liderança do ranking. O estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, mostra que o Brasil produz, anualmente, 11 milhões, 355 mil, 220 toneladas de lixo e recicla só 1,28% disso.

Segundo o estudo, o volume de plástico que vaza para os oceanos, em todo o mundo, é de cerca de 10 milhões de toneladas por ano. Nesse ritmo, segundo o WWF, até 2030 serão lançados ao mar o equivalente a 26 mil garrafas de plástico para cada quilômetro quadrado. Para se ter uma ideia, no Brasil, levantamentos indicam que quase dois milhões e meio de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular, sem tratamento e, em muitos casos, em lixões a céu aberto.

Além de indicar o volume de lixo produzido no mundo, o estudo do WWF faz recomendações sobre possíveis soluções para a situação envolvendo os sistemas de produção, consumo, descarte, tratamento e reuso do plástico. Entre as propostas, a de que cada produtor seja responsável pela sua produção de plástico e a substituição do plástico por materiais reciclados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário