quinta-feira, 7 de maio de 2020

Casos de dengue avançam e população deve adotar cuidados.

A dengue avança no País, em meio à pandemia de Covid-19. Entre o início do ano e quatro de abril, já eram mais de 500 mil casos prováveis da doença e 181 mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Este mês, o Paraná teve 15 mil novas notificações em apenas uma semana, o que elevou o número de infectados no estado para 157 mil e 400. Mais da metade dos municípios paranaenses estão em epidemia de dengue.

O avanço da doença também é verificado no Distrito Federal, com 22 mil e 90 casos prováveis e 14 mortes, até 18 de abril. O Mato Grosso do Sul enfrenta surto de dengue, com alta incidência em todos os municípios do estado. Boletim da Vigilância Sanitária estadual aponta para mais de 22 mil e 600 casos e 28 mortes este ano.

A situação é ainda mais grave no Estado de São Paulo, que tinha mais de 50 mil registros da doença em março, com 19 óbitos. Ribeirão Preto, no interior paulista, contabiliza mais de 12 mil casos este ano e pelo menos duas mortes. Em São José do Rio Preto a doença já afeta cerca de três mil pessoas e, em Presidente Prudente, são mais de duas mil e 700 notificações confirmadas. Campinas registrou dois mil 495 infectados por dengue até primeiro de maio.

Especialistas alertam que a maioria dos focos do mosquito Aedes aegypit, transmissor da doença, está nos domicílios, e que a população deve ajudar a acabar com os criadouros. É importante que as pessoas evitem o acúmulo de água em vasilhas, potinhos de vasos de plantas e outros objetos. Outros cuidados são manter a laje seca, limpar a calha, verificar se a caixa d’água está vedada e tampar os ralos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário