A dengue avança no País, em meio à pandemia
de Covid-19. Entre o início do ano e quatro de abril, já eram mais de 500 mil
casos prováveis da doença e 181 mortes, de acordo com dados do Ministério da
Saúde. Este mês, o Paraná teve 15 mil novas notificações em apenas uma semana,
o que elevou o número de infectados no estado para 157 mil e 400. Mais da
metade dos municípios paranaenses estão em epidemia de dengue.
O avanço da doença também é verificado no
Distrito Federal, com 22 mil e 90 casos prováveis e 14 mortes, até 18 de abril.
O Mato Grosso do Sul enfrenta surto de dengue, com alta incidência em todos os
municípios do estado. Boletim da Vigilância Sanitária estadual aponta para mais
de 22 mil e 600 casos e 28 mortes este ano.
A situação é ainda mais grave no Estado de
São Paulo, que tinha mais de 50 mil registros da doença em março, com 19
óbitos. Ribeirão Preto, no interior paulista, contabiliza mais de 12 mil casos
este ano e pelo menos duas mortes. Em São José do Rio Preto a doença já afeta
cerca de três mil pessoas e, em Presidente Prudente, são mais de duas mil e 700
notificações confirmadas. Campinas registrou dois mil 495 infectados por
dengue até primeiro de maio.
Especialistas alertam que a maioria dos
focos do mosquito Aedes aegypit, transmissor da doença, está nos
domicílios, e que a população deve ajudar a acabar com os criadouros. É
importante que as pessoas evitem o acúmulo de água em vasilhas, potinhos de
vasos de plantas e outros objetos. Outros cuidados são manter a laje seca,
limpar a calha, verificar se a caixa d’água está vedada e tampar os ralos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário